Bolsonaro diz que crescimento da economia no terceiro trimestre ‘veio em boa hora’

G1

Presidente Bolsonaro comemora crescimento do PIB

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (3) que o crescimento registrado pela economia brasileira no terceiro trimestre “veio em boa hora” e que a previsão do governo é de que o país vai manter o ritmo de crescimento no quarto trimestre.

Mais cedo nesta terça, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,6% no 3º trimestre, na comparação com o 2º trimestre. Em valores correntes, o PIB totalizou R$ 1,842 trilhão.

PIB do Brasil cresce 0,6% no 3º trimestre, puxado pelo consumo das famílias

PIB do Brasil cresce 0,6% no 3º trimestre, puxado pelo consumo das famílias

Esse crescimento, informou o instituto, foi puxado pelo consumo das famílias e pelo investimento privado e mostra uma leve aceleração da recuperação da economia entre julho e setembro, embora em ritmo ainda fraco e mais lento do que se esperava no começo do ano.

O resultado veio um pouco melhor do que o estimado pelo mercado, que apontava para um crescimento entre 0,4% e 0,5% no 3º trimestre, segundo levantamento do G1.

“Pode ser inesperado para os analistas econômicos, mas da nossa parte sabíamos que viria uma boa notícia. Ela veio em uma boa hora, e a minha equipe econômica, a nossa equipe econômica, diz que a previsão para o quarto trimestre é crescer. O Brasil está crescendo”, disse Bolsonaro durante abertura de um evento promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) para discutir o combate à corrupção.

Variação trimestral do PIB  — Foto: Juliane Souza/G1

Variação trimestral do PIB — Foto: Juliane Souza/G1

PIB ainda está no patamar de 7 anos atrás

Em relação ao 3º trimestre de 2018, o crescimento foi de 1,2%, a décima primeira alta consecutiva nesta base de comparação.

No acumulado em 12 meses, o PIB registrou crescimento de 1%, frente aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No acumulado do ano até setembro, o PIB cresceu 1%, em relação a igual período de 2018, informou o IBGE.