Guedes dirá em Davos que governo tirou Brasil do ‘abismo fiscal’ em seu 1º ano

Poder 360

O governo Jair Bolsonaro tirou o Brasil do “abismo fiscal” já em seu 1º ano. A declaração foi dada pelo ministro Paulo Guedes (Economia) em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues no Poder em Foco, uma parceria do jornal digital Poder360 com o SBT. O programa será exibido no próximo domingo (19.jan.2020).

Na 6ª feira (17.jan.2020), o ministro estará em deslocamento para Davos, na Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial. Durante a viagem, Guedes vai abordar o comprometimento do governo com reformas e destacar feitos da atual gestão.

A nossa ida lá para fora é para dizer para o mundo: olha, ano passado saímos do abismo fiscal, este ano vamos aprofundar as reformas. O Brasil vai acelerar o crescimento, aumentar o ritmo de criação de empregos, investimentos e, naturalmente, os recursos virão de fora. Pode até ser que o dólar desça 1 pouco novamente“, disse.

Questionado sobre a ausência do presidente Jair Bolsonaro, que não poderá ir ao evento internacional por conta de “aspectos econômicos, de segurança e políticos“, segundo o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, o ministro justificou que o chefe do Executivo “está sendo muito exigido“.

Sempre que o presidente entrega a sua mensagem, a imagem do país é fortalecida. O presidente está sendo muito exigido. Ele tem uma viagem logo depois para a Índia, acabou de fazer viagem para a China. Eu, por exemplo, não pude ir à China com ele. Todos os ministros estão se alternando“, declarou.

A entrevista de Guedes no Poder em Foco foi gravada na última 3ª feira (14.jan.2020), em Brasília. O ministro falou sobre os temas prioritários para a economia em 2020, como as privatizações e as reformas administrativas e tributárias.

Guedes comentou a relação com o Congresso Nacional e com o Palácio do Planalto, além de revelar as expectativas sobre o andamento de propostas que tramitam no Senado, como o pacto federativo, a PEC dos fundos e a PEC emergencial.

Sobre o desemprego, o chefe da equipe econômica destacou medidas que podem reduzir os encargos às empresas e permitir a contratação de pessoas que estão na desocupação.

A entrevista com Guedes no Poder em Foco será exibida no SBT no domingo (19.jan), por volta da meia-noite (sempre depois do Programa Silvio Santos). Além da transmissão nacional em TV aberta, a atração também pode ser vista simultaneamente, ao vivo e “on demand” nas plataformas digitais do SBT Online e na íntegra no canal do YouTube do Poder360.